Dr. Mauro Bibancos

Correção de Varicocele (Uni/Bilateral)

Existe um grande hiato no acompanhamento médico da vida comum de um homem. Geralmente ele passa pelo pediatra, na adolescência, e somente sente a obrigação de se examinar novamente quando precisa fazer o exame de próstata, na faixa dos 40 anos. A prevenção é imprescindível para esta doença, que geralmente não apresenta grandes sintomas. Alguns pacientes ocasionalmente queixam-se de sensação de peso, dor intermitente ou aumento do volume escrotal.

O que é?

Varicocele é a dilatação anormal das veias do plexo pampiniforme testicular, podendo ser uni ou bilateral. O processo é semelhante ao que acontece nas varizes de outros locais do corpo: há uma insuficiência das veias de drenagem dos testículos que leva a um represamento sanguíneo e a uma dilatação venosa com refluxo sanguíneo.

Existem diversas teorias que explicam como a varicocele gera infertilidade e entre as mais aceitas estão:

• aumento da temperatura do escroto (os testículos ficam fora do corpo porque precisam de uma temperatura 0,5º C menor do que o resto do organismo para funcionar adequadamente);
  • dificuldade na drenagem de substâncias tóxicas da circulação, devida à falha na circulação causada pela varicocele;
  • produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres), muito tóxicas para os testículos.

Existe uma associação direta entre varicocele e infertilidade masculina, muito embora 2/3 dos portadores de varicocele sejam férteis. A varicocele é a causa tratável mais comum de infertilidade masculina.

De acordo com o grau de desenvolvimento, as varicoceles são classificadas em:
Grau I (pequenas) – Aquelas que são palpáveis apenas com a manobra de Valsalva.
Grau II (moderadas) – Palpáveis facilmente sem esta manobra.
Grau III (grandes) – Detectadas visualmente e palpadas com ​facilidade.

Como é realizada?

A cirurgia de correção da varicocele realizada com mais frequência é feita na região da virilha com o auxílio de um microscópio, já que as veias dilatadas são muito finas para serem vistas a olho nu. Esta técnica apresenta também melhores resultados. A cirurgia dura aproximadamente 45 minutos de cada lado e o paciente pode ter alta do hospital no mesmo dia.

Para quem é indicada?

Assimetria ou hipotrofia testicular são sugestivas de dano testicular e podem orientar o tratamento cirúrgico, principalmente em adolescentes, e podemos confirmá-los com um ultrassom dos testículos.

Como mencionado anteriormente, a varicocele geralmente é assintomática. Alguns dos sintomas que pode ocorrer:

• dor nos testículos;
  • aumento do volume escrotal;
  • sensação de peso nos testículos;
  • veias aumentadas, visíveis ou palpáveis na região;
  • tendência à piora desses desconfortos ao praticar exercícios físicos.
Rolar para o topo