Dr. Mauro Bibancos

Micro-TESE

O que é?

Micro-TESE é o acrônimo do termo “Microdissection Testicular Sperm Extraction”. O método, inicialmente descrito por Schlegel, tem sido proposto como uma alternativa mais eficiente à TESE, em que buscamos espermatozoides diretamente nos testículos.

É uma técnica cirúrgica aprimorada, que garante mais eficácia como alternativa para o tratamento da Azoospermia não obstrutiva.

A Micro-TESE geralmente é indicada se a TESE não tiver sucesso ou não puder ser realizada. A diferença entre as técnicas é a utilização de um microscópio especializado (Micro-TESE) para localizar os túbulos seminíferos que possam conter espermatozoides.

A Micro-TESE surgiu com o passar do tempo e a evolução tecnológica. Cada técnica teve seus resultados comparados por trabalhos científicos, e o aumento da imagem (magnificação) tornou-se essencial para detectarmos as áreas que devem ser operadas e as áreas de preservação, elevando os prognósticos desse procedimento.

Na Micro-TESE, também buscamos os espermatozoides diretamente nos testículos, porém com um grande diferencial: o uso de um microscópio que aumenta o campo de visão de 25 a 40 vezes. Fazer a cirurgia com microscópio é a melhor indicação para quase todas as enfermidades corrigíveis nos problemas masculinos.

A melhora do campo visual permite mais assertividade durante a cirurgia. E, ao utilizar a Micro-TESE, evitamos danos e aumentamos as chances de encontrar espermatozoides aptos para o tratamento de Fertilização in Vitro.

Como é realizada?

É uma cirurgia delicada, que demanda treinamento do profissional em microcirurgia, por apresentar uma forma de destreza completamente diferente de nossa formação básica em cirurgias abertas. O procedimento é feito em hospital e com sedação (anestesia geral): o paciente é internado horas antes e tem alta no mesmo dia.

Quando os espermatozoides são extraídos, ficam em cultivo na incubadora até serem utilizados para fertilizar os óvulos (FIV), geralmente no mesmo dia.

A taxa de sucesso do procedimento varia de acordo com o tipo de células testiculares: Parada de Maturação, Síndrome de Sertoli Cell e Hipoespermatogênese.

Quando houver decisão por uma cirurgia, tente optar pela microcirurgia em mãos habilidosas, não havendo outra indicação melhor.

Para quem é indicada?

A micro-TESE é indicada para homens inférteis portadores de azoospermia não obstrutiva.

Rolar para o topo